Atendimento whatsapp

Cirurgias

Cirurgia Ortognática

Funcionalidade e estética

Ortognatica bucomaxilofacial estética

O Cirurgião Bucomaxilofacial é o especialista que trata deste assunto, e te indicará se no seu caso há benefícios para uma cirurgia ortognática ou se há outras alternativas de tratamentos. 
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, exames  clínico e físico, fotografias e radiografias especiais, o cirurgião poderá decidir se o procedimento é recomendável. 
A cirurgia visa a correção da mordida e face, quando o paciente apresenta mordida cruzada, queixo mais para frente ou mais para trás.

Como ela é feita?
A cirurgia é geralmente realizada por dentro da boca. O procedimento consiste basicamente em reposicionar o maxilar superior, o inferior (mandíbula) ou o queixo – e, às vezes, todos eles. A fixação na nova posição é feita com placas e parafusos geralmente de titânio, que são os biocompatíveis com organismo humano.

É preciso usar aparelho antes da operação?
O tratamento com aparelho antes da cirurgia é necessário. Se os dentes estiverem desalinhados, com alturas diferentes ou tortos, é difícil fazer o encaixe na posição correta durante o procedimento.
O ortodontista trabalhará em conjunto com o Bucomaxilo para alinharem esse planejamento pré operatório.​

Quais são os benefícios?
A cirurgia está sempre voltada para questões funcionais, quando os pacientes sentem dores, não conseguem morder/mastigar os alimentos corretamente, respiram pela boca, dentre outros fatores. Porém, muitos pacientes têm dificuldades até de relacionamentos, por se sentirem diferentes no convívio social. Aí, entra a questão estética, a cirurgia não é estética, é funcional, mas acaba favorecendo a melhora da harmonia da face.

A cirurgia pode ser feita apenas pelo fator estético?
Sim. Por exemplo: uma paciente me procurou por ser muito retraída. Mas geralmente na investigação dos casos, há o fator funcional envolvido, e será corrigido, harmonizando a estética facial.​

Como é a recuperação?
Não é um procedimento que causa dores no pós-operatório. O inchaço e a alimentação são os maiores desconfortos. O paciente deve ficar em repouso alguns dias, e nos primeiros 20 dias ingerir apenas líquidos e alimentos pastosos. Voltando a mastigar normalmente em aproximadamente 45 a 60 dias.​

Existe possibilidade de colocar prótese de queixo?
Sim, as próteses são feitas com um material que não precisa ser trocado futuramente. Mas em poucas situações substituem a cirurgia de correção da deformidade dos maxilares.
 

Planos de Saúde Cobrem o Procedimento Cirurgico?
A Lei federal 9656, Súmula Normativa 11 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), garante a cobertura do procedimento, assim como a internação hospitalar e todos os materiais necessários, por todos os planos de saúde, convênios médicos ou cooperativas médicas.
 

A Clinica MV atende quais planos de saúde?
Atendemos todos os planos de saúde, ou através de nosso credenciamento direto ao convênio, ou pelo sistema de reembolso.



Agende a sua avaliação para tratamentos ou procedimentos